Periodicity.: Special Edition IFLOG-2017, July - 2018
e-ISSN......: 2236-269X
Cover Image

Routing software utilization to analyze vehicle idleness: case study in a Distribution Center in Suzano

Alcir das Neves Gomes, Alexandre da Silva Sena, Douglas Carvalho Mariano, Enio Fernandes Rodrigues

Abstract


O transporte de carga é uma das atividades mais representativas em relação ao custo logístico. Assim, é imperativo que as empresas comprometidas com a redução de custos em busca de vantagem competitiva, atente para oportunidades de melhoria nesta atividade. A presente pesquisa foi desenvolvida com um estudo de caso em um Centro de Distribuição localizado na cidade de Suzano, que consistiu na simulação de rotas de entrega utilizando um software de roteirização permitindo a comparação de rotas criadas eletronicamente e manualmente. O período selecionado foi o mês de outubro de 2016. O estudo utilizou as informações reais das entregas realizadas no período e as separou diariamente, recriando uma rota para cada data permitindo a comparação da operação real com a operação sugerida criada pelo roteiro. Programas. Os resultados indicaram que a utilização de software proporciona redução de 26,4% na utilização de veículos e a economia de pagamento das diárias alcançaria 31,63%. O estudo mostra a intenção da empresa de adotar o software. Finalmente, recomenda-se realizar outros estudos utilizando outras variáveis.


Keywords


Costs; Distribution; Routing; Technology; Transportation

Full Text:

PDF HTML

References


BRANCO, F. J. C.; GIGIOLI, O. A. (2014) Roteirização de transporte de carga estudo de caso: distribuidora de tintas e seu método de entregas. REV.FAE, Curitiba, v. 17, n. 2, p. 56-81.

ENOMOTO, L. M.; LIMA, R. S. (2007) Análise da distribuição física e roteirização em um atacadista. Produção, v. 17, n. 1, p. 094-108.

GIL, A. C. (2010) Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas.

JUNIOR, I. C. L. et al. (2012) Estudo para implementação de um sistema de roteirização e um novo centro de distribuição para uma empresa de água mineral do sul de Minas Gerais. IXSEGT Simpósio de excelência em gestão e tecnologia.

JUNIOR, C. A. M. et al. (2013) O Papel da roteirização na redução de custos logísticos e melhoria do nível de serviço em uma empresa do segmento alimentício no Ceará. XX Congresso Brasileiro de Custos - Uberlândia, MG, Brasil, 18 a 20 de novembro de 2013.

LIMA, M. (2014) Custos Logísticos no Brasil. Available: http://www.ilos.com.br/web/custos-logisticos-no-brasil/. Access: 05/10/2016.

SIQUEIRA, E. S.; SOUZA, C. A.; VIANA, A. B. N. (2013) Uso da Tecnologia de Informação em Empresas de Pequeno e Médio Porte: uma análise a partir dos dados da pesquisa “TIC Empresas” de 2011. In: Conf-Irm 2013 International Conference on Information Resources Management, p. 1-14.

YIN, R. K. (2010) Estudo de caso: planejamento e métodos. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman.

ZANDONADE, P.; MORETTI, R. (2012) O padrão de mobilidade de São Paulo e o pressuposto de desigualdade. EURE (Santiago), v. 38, n. 113, p. 77-97.




DOI: http://dx.doi.org/10.14807/ijmp.v9i5.836

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2018 Alcir das Neves Gomes, Alexandre da Silva Sena, Douglas Carvalho Mariano, Enio Fernandes Rodrigues

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

LIBRARIES BY

Logo Gaudeamus

Logo INDIANA

Logo CHENG KUNG

Logo UTEP

Logo MOBIUS

Logo UNIVEM

Logo Kennedy

Logo Columbia

Logo UCS

Logo MSG/UFF

Logo OPT

Logo Biblioteca Professor Milton Cabral Moreira

Logo UFL

Logo ULRICHSWEB

Logo UNISA