Factors that influence the purchasing behavior of the consumer of natural products

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Rhubens Ewald Moura Ribeiro
Pedro Henrique de Sousa Oliveira
Kaíque Barbosa de Moura
Cecília Rochele Silva de Abreu
Carlos Alberto de Sousa Ribeiro Filho
Luis Fernando Silva Monteiro
Denise Juliana Bezerra de Pontes Barbosa

Abstract

The consumption of natural products has become increasingly intense in recent years, arousing the interest of several new entrepreneurs and companies that already operate in the market, whether with the same type of business or not, as within this area other issues are inserted that are of collective interest. The study of consumer behavior comprises the actions of purchase, use and disposal of the purchased product and, also, the processes and decisions that occur before and after these actions. Therefore, the objective of this article is to identify which and how certain factors may influence the behavior of consumers of natural products in their purchase decision process. The methodology used was the bibliographic research analyzing several and relevant references on the theme. The results of this research show that in order to be successful in the field of natural products, it is essential to improve the relationship between organization and consumer and how important it is to know all the aspects that involve their decision and behavior, since the consumer buying behavior of natural products it is not only based on your personality, but also on personal, cultural, emotional, psychological factors and also on environmental issues. The survey also details the importance of consuming natural products for society and the environment, providing a healthier environment for those involved. Thus, the work emphasizes the relevance of knowledge and investment in marketing and research that can help companies to dedicate themselves more to attract consumers not only in their area of activity, but also consumers of other products and / or services, winning and retaining new customers.

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Author Biographies

Rhubens Ewald Moura Ribeiro, Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), Exército Brasileiro

Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA)

Mestre em Administração (UFPR), Cursando MBA em Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento (UNIMAIS), Capacitação em Tutoria de EaD (UFPR), Bacharel em Administração (UFPR) e Sargento de Comunicações Militares (EsSA - Exército Brasileiro). Experiências profissionais como Professor de Graduação e Pós-Graduação em diversas IES (Caxias-MA, Curitiba-PR e Teresina-PI), Diretor Administrativo-Financeiro (CRA-PI), Diretor de Formação Profissional (CRA-PI), Chefe de Gabinete da SEMEC (Teresina-PI), Sargento Especialista em Comunicações Militares (EXÉRCITO-MD), Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNIFSA), Consultor na Real Inteligência em Negócios (REAL), Administrador da UFPI e Docente do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). www.realin.com.br

Pedro Henrique de Sousa Oliveira, Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA)

Bacharel em Administração pela UNIFSA. Atuou como Consultor de Vendas em uma rede de Auto Center. Atualmente, atua como Assistente de Logística no Grupo Cialne. Interessa-se por Logística, EAD, Libras.

Kaíque Barbosa de Moura, Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA)

Atualmente é aluno do curso de Engenharia de Produção no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). Foi monitor da disciplina Gestão de Sistemas de Produção e Inovação na instituição de ensino mencionada anteriormente. Possui artigos publicados nas áreas de logística, manutenção e qualidade em eventos regionais, nacionais e internacionais. Técnico em Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), possui experiência nas áreas de produção e manutenção em linhas de produção de bebidas. É natural de Ribeirão Pires-SP.

Cecília Rochele Silva de Abreu, Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA)

Graduando em Engenharia de Produção (UNIFSA). Cursando a Especialização em Gestão Empresarial e Coaching (CESVALLE). Cursando a Especialização Master Black Belt Lean Seis Sigma (VOITTO). Técnico em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Atualmente é aluna PIBIC (Programa de Iniciação Científica da UNIFSA) com tema do projeto sistemas de Inovação da Produção na Indústria 4.0. É Líder de logística na empresa MDIAS Branco Filial Timon-MA, com foco direcionado para a implementação e gestão de indicadores de qualidade e produtividade incluindo o gerenciando de equipes e processos logísticos.

Carlos Alberto de Sousa Ribeiro Filho, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestrando em Gestão Pública (UFPI), Especialista em Mercado Financeiro (ICF) e Bacharel em Administração (UESPI). Desde 2010 é Administrador do IFPI, atuando na gestão de contratos e orçamentária, atualmente é lotado no departamento de licitações da Reitoria. Atuou como gerente administrativo do setor de tecnologia da informação e em diversos setores de um grupo varejista em Teresina-PI. É natural de Picos-PI.

Luis Fernando Silva Monteiro, Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA)

Acadêmico de Administração (UNIFSA), Analista Clinico (CEEPS-SUL), pesquisador, membro da comissão CRA-Jr Teresina-PI e da equipe administrativa na Escola Padre Arrupe, experiências em planejamento estratégico, marketing, comunicação, gestão de pessoas e departamento pessoal.

Denise Juliana Bezerra de Pontes Barbosa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestranda em Gestão Pública pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Gestão de Pessoas pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é Analista Administrativo - Administração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e Chefe da Divisão de Gestão de Pessoas do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). É pesquisadora na área de Gestão Pública e Gestão de Pessoas. É natural de Teresina-PI. Brasil.

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