FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

Henrique Martins Rocha (prof.henrique_rocha@yahoo.com.br)
Produção, Universidade Estadual Paulista UNESP
February, 2009
Full text (external site)
 

Abstract

Este estudo buscou identificar os fatores críticos de sucesso dos processos de desenvolvimento de produtos na indústria automotiva situada na região Sulfluminense.
Os referenciais teóricos utilizados são os fatores críticos de sucesso de
Rockart. Partindo da literatura existente sobre o assunto e das deduções obtidas por
prognósticos, foram identificados oito fatores críticos de sucesso. Estes foram
avaliados por meio de pesquisa, na forma de entrevistas e questionários (método Delphi) em duas montadoras instaladas na citada região. Utilizando o método hipotético-dedutivo, os resultados foram testados estatisticamente e pelo método da
lógica paraconsistente. Sete fatores foram considerados críticos para os processos de desenvolvimento de produtos: gerenciamento de custos e orçamentos; gerenciamento do tempo e prazos; posicionamento estratégico definido para o produto; atendimento
das necessidades dos clientes; alinhamento organizacional; características do time de
desenvolvimento; e processos de trabalho estabelecidos pelas organizações para o desenvolvimento de seus novos produtos.