FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DO START UP DE VEÍCULOS E A QUALIDADE (CMMI) DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NO SUL FLUMINENSE

Henrique Martins Rocha (prof.henrique_rocha@yahoo.com.br)
LATEC, Universidade Federal Fluminense
May, 2005
Full text (external site)
 

Abstract

Este estudo buscou validar os fatores críticos de sucesso do lançamento de veículos
automotivos, identificados por meio dos prognósticos de Porter para o lançamento de novos
produtos e/ou nos estudos de Daniel e Rockart na indústria automobilística americana entre os
anos 60 e 80. Os referenciais teóricos utilizados são os fatores críticos de sucesso de Rockart,
o modelo de ciclo de vida de Porter e o modelo de maturidade de capabilidade para
desenvolvimento integrado de produtos e processos do SEI (Software Engineering Institute),
da Carnegie Mellon University. Partindo da literatura existente sobre o assunto e das
deduções via prognósticos, foram identificados cinco fatores críticos de sucesso, que foram
validados por meio de pesquisa e questionários em duas montadoras instaladas na região Sul
Fluminense do país. Na mesma pesquisa avaliou-se o nível de maturidade das organizações
em seus processos de desenvolvimento de produtos, tendo como base os critérios de avaliação
do CMMI (Capability Maturity Model Integration).